Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Exceção de Incompetência Territorial nas ações trabalhistas, saiba o que mudou após a reforma.

Publicado por Cristiane Silva
há 6 anos

Queridos Leitores e Leitoras, com a vigência da reforma trabalhista houve uma alteração de extrema importância sobre a exceção da incompetência territorial nas ações trabalhistas.

Vejamos:

A competência territorial na Justiça do Trabalho, descrita pelo artigo 651 da CLT, é definida pelo local da prestação dos serviços, local este onde deve ser ajuizada a ação trabalhista.

A reforma trabalhista instituída pela Lei nº 13.467/2017 , trouxe uma alteração no artigo A CLT 800 da CLT, qual seja:

“Art. 800. Apresentada exceção de incompetência territorial no prazo de cinco dias a contar da notificação, antes da audiência e em peça que sinalize a existência desta exceção, seguir-se-á o procedimento estabelecido neste artigo.”

Após a alteração do referido artigo pela reforma trabalhista, a reclamada deverá apresentar através de petição, antes da audiência a arguição da exceção de incompetência territorial, no prazo de cinco dias contados a partir do recebimento da notificação pela empresa.

O prazo discriminado no artigo acima deve ser observado pela Ré, sob pena de preclusão.

Diante da nova regra estabelecida, apresentada a exceção de incompetência territorial, os autos serão imediatamente conclusos ao juiz, que intimará o reclamante e, se existentes, os litisconsortes, para manifestação no prazo comum de cinco dias.

Se entender necessária a produção de prova oral, o juízo designará audiência, garantindo o direito de o excipiente e de suas testemunhas serem ouvidos, por carta precatória, no juízo que este houver indicado como competente.

Decidida a exceção de incompetência territorial, o processo retomará seu curso, com a designação de audiência, a apresentação de defesa e a instrução processual perante o juízo competente.

As empresas reclamadas diante do novo prazo estabelecido no artigo 800 da CLT, devem se atentar para a arguição da exceção de incompetência territorial, sob pena de perder tal oportunidade .

Siga-nos em nossas redes sociais:

https://www.instagram.com/cristianesilva.adv/?hl=pt-br

https://cristianegsilva.jusbrasil.com.br/

https://www.facebook.com/cristianegsilva.adv/

  • Sobre o autorCristiane Silva - Advocacia e Consultoria.
  • Publicações27
  • Seguidores28
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações714
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/excecao-de-incompetencia-territorial-nas-acoes-trabalhistas-saiba-o-que-mudou-apos-a-reforma/595545652

Informações relacionadas

Lucas Miguel Medeiros, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Exceção de Incompetência em Razão do Lugar - Peça trabalhista

Kiara Oliveira, Advogado
Modeloshá 5 anos

Recurso Ordinário - Trabalhista

Patrick M Cunha, Bacharel em Direito
Modeloshá 4 anos

Embargos à Execução (trabalhista)

Lucas Marinho, Advogado
Artigoshá 6 anos

Reforma Trabalhista: novo procedimento para a exceção de incompetência territorial

Erick Mendonça, Advogado
Artigoshá 2 anos

O procedimento da Exceção de Incompetência Territorial no processo trabalhista

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)